Dois policiais militares da Polícia Militar do Piauí foram presos na manhã de quinta-feira (30) após entrarem na área administrativa de um motel na zona norte de Teresina durante o serviço, por volta das 6h50. Eles foram identificados como o cabo Marcos dos Santos Lima e o sargento Erisvaldo de Macedo Valado, ambos lotados no 9º Batalhão da corporação.
Segundo apuração, os militares alegaram que foram ao estabelecimento para tomar café da manhã em troca de oferecer segurança ao local, prática considerada infração grave pela PM. Uma policial feminina da mesma guarnição se recusou a acompanhá-los e permaneceu na viatura, comunicando o ocorrido a um oficial superior de plantão, que acionou a Corregedoria.
Ao chegar ao motel, a equipe da Corregedoria deu voz de prisão aos policiais, que foram autuados pelos crimes previstos no Código Penal Militar e também pelo artigo 147-B do Código Penal Brasileiro, que trata de violência psicológica contra a mulher. A Polícia Militar informou que instaurou procedimento para apurar rigorosamente os fatos e reforçou seu compromisso com disciplina e legalidade.
Os dois militares serão submetidos à audiência de custódia nesta sexta-feira (31), quando o Ministério Público deverá se manifestar sobre a manutenção ou não da prisão, decisão que será tomada pela Justiça Militar. A PM informou que todos os procedimentos legais estão sendo cumpridos e que a investigação segue em andamento.