Nesta sexta-feira (25), a Polícia Civil deflagrou a Operação Escritura Limpa para desarticular um esquema de venda ilegal de terrenos na zona Leste de Teresina. Quatro corretores de imóveis foram presos, e um tabelião do cartório de São Pedro do Piauí foi afastado da função por envolvimento nas fraudes.
Segundo a investigação, os criminosos atuavam de duas formas: alguns falsificavam documentos assumindo a identidade do verdadeiro proprietário dos terrenos; outros produziam contratos com assinaturas forjadas da real dona das propriedades.
“Identificamos vendedores, intermediários e até compradores de má-fé, que sabiam da fraude e mesmo assim decidiram adquirir os terrenos. Parte da documentação foi elaborada no cartório de São Pedro, com a assinatura falsificada da proprietária”, informou o delegado.
O tabelião do cartório foi alvo de mandado judicial, e a Justiça determinou seu afastamento da função pública, além do uso de tornozeleira eletrônica. Quatro corretores de imóveis foram presos durante a operação, que contou com apoio da Corregedoria Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e da Superintendência de Operações Integradas (SOI).
Durante a operação, foi identificado que uma das corretoras presas já responde a vários processos por práticas semelhantes. A Justiça determinou o uso de tornozeleira eletrônica para o tabelião, além de medidas cautelares para cinco investigados, incluindo:
- Monitoração eletrônica;
- Afastamento de função pública;
- Bloqueio de R$ 400 mil em contas bancárias, via SISBAJUD.
Os crimes apurados incluem estelionato, falsidade ideológica, falsificação e uso de documentos falsos, além de associação criminosa.