Alice Brasil Sousa da Paz, de 4 anos, morreu após ser atingida por uma penteadeira dentro da escola onde estudava, em Teresina, na última terça-feira (5). Segundo a declaração de óbito, a criança sofreu traumatismo cranioencefálico, edema cerebral difuso e hematoma subdural agudo. “Houve atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas [a paciente] já estava em óbito”, diz trecho do documento.
A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente. De acordo com informações repassadas, Alice estava deitada próxima à penteadeira em uma sala de brinquedos, quando outra criança entrou embaixo do móvel. A estrutura tombou e atingiu a cabeça da menina. Os ferimentos provocados pela queda do móvel causaram sua morte ainda no local.
O Colégio CEV informou, por nota, que a aluna foi socorrida por professores e levada à enfermaria. Em seguida, a escola relatou que “ela foi conduzida para um hospital na Zona Leste de Teresina, sob orientação do Samu”. No entanto, segundo a mãe da criança, a fotógrafa Dayana Brasil, Alice não chegou a receber atendimento médico no hospital. “Uma ambulância foi ao encontro da criança e dos profissionais da escola, que seguiam de carro à unidade de saúde”, afirmou.
O caso gerou comoção em Teresina e levantou questionamentos sobre a segurança dos ambientes escolares. O inquérito segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão da perícia e dos depoimentos de testemunhas.