Vinte nove aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal sao aprendidas em União

Apreensão ocorreu durante patrulhamento ambiental que apurava denúncias de crimes na região.

A Polícia Militar do Piauí apreendeu 29 aves silvestres mantidas de forma irregular durante uma ação do Comando de Policiamento Ambiental no município de União, neste sábado (17). A ocorrência foi registrada durante patrulhamento nas áreas urbana e rural da cidade.

A operação teve como foco o combate a crimes ambientais após denúncias sobre práticas ilegais, entre elas o uso de armadilhas conhecidas como “tapagens”, usadas para facilitar a pesca de forma irregular. Durante as rondas, os policiais identificaram pontos onde esse tipo de material era utilizado e fizeram a retirada das estruturas.  

Vinte nove aves são apreendidas em União. Ascom/ SSP
 
 
 

Ao longo da fiscalização, as equipes também localizaram residências onde aves silvestres eram criadas sem autorização dos órgãos ambientais. Segundo a Polícia Ambiental, os animais estavam em gaiolas e foram recolhidos durante a abordagem.

Do total apreendido, 26 aves foram soltas no ambiente natural após avaliação da equipe. Outras três, incluindo um papagaio, foram encaminhadas ao Batalhão de Polícia Ambiental para cuidados específicos. Os responsáveis entregaram os animais de forma voluntária e receberam orientações sobre a legislação ambiental.