Após três dias na Alepi, deputados voltam a secretarias do Governo do Piauí

Parlamentares ocuparam cadeiras temporariamente para indicar emendas à LOA de 2026.

Sete deputados estaduais que haviam retomado os mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na segunda-feira (1º) retornarão às funções que ocupavam no Governo do Estado a partir desta quinta-feira (4). Eles foram exonerados temporariamente pelo governador Rafael Fonteles para participar da fase final de indicação das emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

No total, oito deputados estavam licenciados em cargos comissionados e voltaram à Alepi para cumprir o prazo de apresentação das emendas. Entre eles, Thales Coelho (Progressistas), que desempenhava funções na Secretaria de Saúde de Picos. O retorno coletivo alterou, ainda que por pouco tempo, a composição do plenário.

  

Alepi Foto: Divulgação
   

Os parlamentares exonerados atuavam em pastas como Agronegócio, Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura Hídrica, Assistência Social, Infraestrutura do Estado e Justiça. A volta breve ao legislativo permitiu que cada um definisse suas prioridades orçamentárias para o próximo ano, em áreas como infraestrutura, educação, saúde, cultura e assistência social.

A deputada Janaínna Marques destacou que suas emendas terão foco na melhoria da infraestrutura municipal. Já Simone Pereira afirmou que destinou recursos para ações de assistência social. A permanência dos deputados no parlamento durou apenas três dias, encerrando-se com o prazo final para apresentação das emendas, que terminou nesta quarta-feira.