A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura os contratos da limpeza pública de Teresina vai ouvir quatro vereadores a partir da próxima semana. Os parlamentares convidados ocuparam cargos de gestão durante a administração do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD), à frente das antigas Saads, hoje SDUs, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).
De acordo com o presidente da CPI, vereador Fernando Lima (PDT), os nomes a serem ouvidos são: James Guerra (Avante), ex-secretário da Semduh entre 2023 e 2024; Roncalli Filho (PRD), ex-superintendente da Saad Centro entre 2021 e 2024; Juca Alves (PRD), ex-superintendente da Saad Sul em 2024; e Daniel Carvalho (MDB), que chefiou a Saad Norte em 2022.
A CPI também aprovou a convocação do ex-procurador-geral de Teresina, Ricardo Martins Neto, para depor na sexta-feira (15). Ele será ouvido junto a um representante do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e um técnico do setor jurídico da Semduh. Os depoimentos buscam esclarecer como foram firmadas contratações emergenciais para o serviço de coleta de lixo.
“O objetivo dessa CPI é apurar possíveis irregularidades nas contratações emergenciais da limpeza pública de Teresina. Por isso vamos convocar os gestores passados e convidar os vereadores que chefiaram SDUs ou a Semduh”, explicou Fernando Lima. “Nosso intuito é dar andamento o mais breve possível à licitação regular, para que não haja a necessidade da emergencial, e amenizar o problema da coleta de lixo na capital”, concluiu.