O deputado federal Flávio Nogueira (PT) afirmou em entrevista ao Central Piauí que não há mais clima no Congresso Nacional para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que ampliava o número de deputados federais e estaduais por unidade da federação.
“Acabou, e o Piauí vai perder por isso. Vamos ter dois deputados federais a menos e seis deputados estaduais. Quanto o Piauí não vai perder com isso? Principalmente os deputados federais. Você não imagina. Pergunta aí aos prefeitos se vai fazer falta ou não. Você vai ver que a saúde vai piorar”, disse o parlamentar.
Segundo Flávio, a redução no número de parlamentares prejudicará a representatividade do estado e o volume de recursos destinados à população. Ele destacou que a bancada federal piauiense, atualmente formada por 10 deputados, seria reduzida para oito e na Alepi diminuirá de 30 para 24 vagas.
“Como é que os 8 deputados vão dar assistência a esses 224 municípios? Pergunta aí. Pergunta o que é que eu levo para os municípios. O problema da saúde é que não é um prédio, é o dia a dia. O deputado federal é quem garante recursos para exames, cirurgias e estrutura”, disse.