Parlamentares lembraram nesta quarta-feira (8) os quarenta anos de fundação da Assembleia Legislativa do Piauí, órgão máximo do Legislativo estadual. Uma sessão solene e uma exposição histórica foram sediadas no prédio e contaram com a presença de deputados do passado e do presente.
Severo Eulálio, presidente da Alepi, destacou a igualdade de funções e deveres dos deputados da Casa. Seu pai, Kléber Eulálio, foi deputado estadual por 27 anos e também sentou na cadeira da presidência.
“Aqui nós somos 30 parlamentares, todos com os mesmos direitos, com os mesmos deveres, com as mesmas obrigações. Eu só estou, no momento, exercendo a presidência, mas as minhas missões e minhas funções são sempre iguais às deles”, disse.
Wilson Brandão (PP), deputado estadual há 24 anos e membro mais longevo da Alepi, citou os avanços que a Assembleia tem feito nas últimas décadas e sua aproximação com a população.
“Foi feita a ampliação deste prédio com o anexo, TV Assembleia, Rádio Assembleia, a própria participação popular com as audiências públicas. Então tudo isso representa a força do poder legislativo”, comentou.
Deputado por três mandatos, Robert Rios ressaltou o papel da Alepi como a “casa do povo” e como sede de “grandes debates”.
“Aqui foi uma casa de grande debate. Aqui já foi uma Faixa de Gaza, aqui já foi uma Ucrânia e já foi também uma casa de paz. Aqui os maiores homens públicos de todos os tempos da história do Piauí passaram, os grandes oradores, tiveram momentos de debates maravilhosos. Então é uma casa que, de fato, representa todo o sentimento do povo do Piauí”, disse.