O deputado federal Fábio Abreu (Republicanos) afirmou que a chapa do Republicanos para a Câmara dos Deputados chega fortalecida para a disputa eleitoral de 2026 e tem condições reais de conquistar duas vagas na bancada federal do Piauí.
A declaração foi dada após as especulações envolvendo uma suposta articulação para enfraquecer a composição da legenda. Segundo o parlamentar, os rumores que circularam nos bastidores políticos acabaram produzindo o efeito contrário ao esperado.
De acordo com Fábio Abreu, as informações divulgadas geraram maior visibilidade para o projeto eleitoral do partido e contribuíram para consolidar as pré-candidaturas já colocadas. “Eu acredito que foi um tiro que saiu pela culatra. Ao invés de enfraquecer a chapa do Republicanos, deu mais notoriedade à chapa. Não há mais nenhum fato que possa indicar qualquer dúvida em relação às candidaturas propostas”, afirmou.
O deputado também negou ter sido procurado por integrantes de outras legendas para discutir possíveis mudanças de estratégia eleitoral. Segundo ele, nunca houve qualquer negociação nesse sentido.
Fábio Abreu aproveitou para reafirmar sua pré-candidatura à reeleição para a Câmara Federal e disse estar motivado para a disputa. “A minha candidatura é firme, 100%. Sou candidato a deputado federal e vou buscar a reeleição. Tenho perspectivas muito positivas nesse sentido”, declarou.
Na avaliação do parlamentar, o Republicanos reúne nomes competitivos e possui viabilidade eleitoral para ampliar sua representação em Brasília. “É perfeitamente possível a segunda vaga. Isso é fato”, concluiu.