O deputado federal Flávio Nogueira (PT) criticou a política de infraestrutura adotada ao longo das últimas décadas no Brasil e afirmou que o país cometeu um erro ao priorizar o transporte rodoviário em detrimento da expansão e da preservação da malha ferroviária. Em entrevista ao Portal Central Piauí, o parlamentar defendeu um planejamento permanente para o setor e cobrou um "plano de Estado" para a infraestrutura nacional.
Segundo Flávio Nogueira, a falta de investimentos provocou o sucateamento das ferrovias e reduziu as alternativas para o transporte de cargas no país. “O Brasil errou muito. Houve um presidente que dizia que governar era abrir estradas, mas deixamos acabar com as ferrovias. O modal ferroviário foi esquecido”, afirmou.
O deputado disse que, além da ausência de investimentos, a estrutura ferroviária foi abandonada ao longo dos anos. “Não se investiu e, além de não investir, deixaram roubar trilhos, dormentes, as estações fecharam. A ferrovia não era para substituir estradas, era para ser outra opção”, declarou.
Flávio Nogueira defendeu que o país adote um planejamento de longo prazo, independente das mudanças de governo, para garantir continuidade aos investimentos em infraestrutura. “O Brasil precisa de um plano de Estado, não de um plano de governo. Falta um projeto permanente para o país”, disse.
Ao comentar a retomada de obras como a Ferrovia Transnordestina, o parlamentar afirmou esperar que os projetos avancem, mas ponderou que outras iniciativas semelhantes já foram anunciadas no passado sem chegar à conclusão.
Apesar de integrar a base de apoio do governo federal, Flávio Nogueira afirmou que críticas construtivas também fazem parte do papel de aliados e podem contribuir para o aperfeiçoamento da gestão. “É melhor ouvir uma crítica de um aliado do que de um adversário. Quando eu critico o meu partido e o meu governo, estou falando aquilo que considero ser a verdade”, concluiu.