O deputado estadual Georgiano Neto anunciou que deixará o MDB e retornará ao PSD em março de 2026, durante o período da janela partidária. A decisão está ligada à intenção do parlamentar de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do próximo ano e faz parte da estratégia de fusão cruzada entre PSD e MDB.
Em 2022, Georgiano foi reeleito como o deputado estadual mais votado do Piauí pelo MDB, após ter deixado o PSD. Agora, com a confirmação da candidatura do deputado federal Júlio César ao Senado, ele deve representar a continuidade do grupo político ligado ao partido nas eleições de 2026.
Pelo acordo da fusão cruzada, os candidatos a deputado federal deverão se filiar ao PSD, enquanto os que disputarão mandatos estaduais permanecerão no MDB. A articulação busca equilibrar forças entre as legendas e fortalecer as chapas proporcionais.
O plano traçado pelos dois partidos prevê a eleição de até 13 deputados estaduais pelo MDB e quatro federais pelo PSD. Além disso, a aliança inclui o objetivo de garantir a reeleição do senador Marcelo Castro e viabilizar a eleição de Júlio César para o Senado.