O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), será anunciado nesta segunda-feira (1º) como o novo presidente do Consórcio Nordeste. Ele entra no lugar do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que encerra seu período à frente do grupo. A definição ocorrerá durante reunião dos gestores da região em Teresina.
A eleição de Dantas acontece um dia antes de ele deixar temporariamente o comando do governo de Alagoas. A partir desta terça-feira (2), o emedebista ficará afastado até 9 de dezembro de 2025. Segundo informou, o período fora do cargo será dedicado à realização de exames médicos.
Com a saída de Dantas, quem deve assumir o governo interinamente é o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Bittencourt. A substituição ocorre porque o vice-governador, Ronaldo Lessa, e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), decidiram não assumir o posto durante o afastamento.
Durante a preparação para a troca no governo alagoano, Dantas afirmou que sua equipe está organizada para garantir a continuidade das atividades. Ele também reforçou que a agenda regional do Consórcio Nordeste seguirá em andamento após a oficialização de seu nome na presidência.