Governo do Piauí realiza empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil

O contrato de financiamento também apoiará o pagamento de despesas de capital previstas no orçamento.

Nesta segunda-feira (14), o contrato de financiamento de R$ 2 bilhões celebrado entre o Governo do Piauí e o Banco do Brasil, em 15 de abril deste ano, tornou-se disponível para o Estado. Esses recursos serão destinados à realização de obras e serviços em todos os 224 municípios piauienses, abrangendo diversas áreas prioritárias, como infraestrutura, saúde, segurança, educação, entre outras.

O acordo foi celebrado em uma cerimônia que contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron. Na ocasião, Fonteles destacou que os investimentos resultarão em novas obras, além de agilizar aquelas já em andamento, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida da população.

Os recursos possibilitarão a geração de mais de 18 mil novos postos de trabalho, impactando positivamente a economia do estado. Entre os principais setores beneficiados, estão:

Além disso, os recursos também serão destinados para a expansão, melhoria e modernização dos serviços prestados à sociedade, contemplando empresas como a Agespisa, Investe Piauí e Etipi.

O contrato de financiamento também apoiará o pagamento de despesas de capital previstas no orçamento em áreas como educação, cultura, meio ambiente, agricultura familiar, energia, desenvolvimento regional, pesquisa e desenvolvimento, construção civil e assistência social.