Durante entrevista ao Central Piauí nesta terça-feira (27), o deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) defendeu a alternância de poder no Executivo estadual e fez críticas ao grupo político liderado pelo PT, que governa o Piauí desde 2002. Atualmente, Neiva é o único parlamentar de oposição ao Palácio de Karnak na Assembleia Legislativa.
Segundo o deputado, após mais de duas décadas no comando do estado, o grupo petista não conseguiu apresentar resultados práticos capazes de melhorar indicadores básicos.
“O povo do Piauí já foi generoso demais. Já deu muita oportunidade a esse grupo político que governa há mais de 20 anos, e pouco ou nada foi feito em benefício do Estado”, afirmou.
Gustavo Neiva citou o endividamento crescente como um dos principais problemas da atual gestão e questionou a aplicação dos recursos obtidos por meio de empréstimos.
“O Piauí é um dos estados que mais tomou empréstimos. E qual foi o resultado prático? Resolveu a falta d’água? Não. Resolveu a insegurança alimentar? Quarenta por cento da população tem dificuldade para se alimentar. Resolveu o analfabetismo? Somos o segundo estado com maior número de analfabetos do Brasil. A saúde? Por onde se passa, há reclamação de falta de medicamentos e de atendimento”, disse.
Para o parlamentar, o governo prioriza projetos de grande porte enquanto problemas básicos permanecem sem solução.
“Fala-se em porto, hidrogênio verde, hidrovia, mas não se pode discutir projetos grandiosos sem antes resolver saneamento, água, saúde, educação e segurança alimentar”, completou.
Disputa pelo governo
O deputado também comentou o cenário da oposição para as eleições estaduais e afirmou que o Progressistas possui nomes competitivos para disputar o Palácio de Karnak.
Segundo Neiva, a definição da cabeça de chapa ficará a cargo da população, entre a ex-deputada Margarete Coelho, já apresentada como pré-candidata, e o ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues, nome citado nos bastidores.
“A deputada Margarete é preparada, já foi deputada estadual, federal e vice-governadora, conhece o Piauí e tem sensibilidade para governar. Já Joel Rodrigues é um líder popular, com uma história de vida de superação que se conecta muito com a população mais humilde”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que, conforme orientação do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, pesquisas e a receptividade popular irão definir quem será o candidato ao governo.
“Quem vai decidir o melhor nome é o povo do Piauí”, concluiu.