“O novo Francisco vai surpreender", diz Pedro Alcântara sobre pesquisa em Parnaíba

A pesquisa do Instituto Amostragem, foi contratada pela TV Costa Norte, sob o número PI – 09394 / 2024, e ouviu 300 pessoas.

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, é natural a contratação e divulgação de pesquisas eleitorais. A mais recente pesquisa divulgada nesta quarta-feira no Piauí, foi sobre a disputa pela Prefeitura de Parnaíba, onde três nomes disputam a vaga, sendo o pré-candidato Francisco Emanuel (PP), que representa o grupo do prefeito Mão Santa, o pré-candidato Dr. Hélio (MDB), apadrinhado de Rafael Fonteles e o pré-candidato Zé Hamilton (PSD), ligado ao deputado federal Júlio César e Georgiano Neto.

Conforme pesquisa do Instituto Amostragem, que foi contratada pela TV Costa Norte, sob o número PI – 09394 / 2024, e ouviu 300 pessoas entre os dias 16 e 19 de abril, com margem de erro 5,54% para mais ou para menos, a disputa na cidade litorânea está equilibrada.

  

Francisco Emanuel, Zé Hamilton, Dr. Hélio Reprodução

   

Intenção de voto espontânea para prefeito, quando o pesquisador pergunta em que a pessoa vai votar sem apresentar nomes, Zé Hamilton aparece com 10,33% de intenções de voto, seguindo pelo atual prefeito que já está no segundo mandato Mão Santa: 10,00%, Dr. Hélio: 6,67%, Francisco Emanoel: 5,00%, Candidato do Mão Santa: 2,33%, Gracinha: 0,67%, Manoel: 0,67%, João Emanuel, Tererê, Ricardo Véras, Beto e Hilder Monção: 0,33% cada, Não sabe / não opina: 57,33%, Nenhum / ninguém: 4,00%, Votaria nulo / branco: 1,33%.

Já na intenção de Voto estimulada para Prefeito com Apoios, que é quando o pesquisador apresenta o nome dos pré-candidatos com figuras políticas que apoiam a candidatura, o pré-candidato a prefeito Francisco Emanuel (PP) aparece empatado tecnicamente com o pré-candidato Dr. Hélio (MDB), seguido pelo pré-candidato Zé Hamilton.

Considerando a margem de 5,54% pontos percentuais para mais ou para menos, o instituto apontou um empate técnico, entre Dr. Hélio que aparece com  32,67% (Apoio de Rafael Fonteles e Lula), e Francisco Emanuel que aparece na sequência com 31,67% (Apoio de Gracinha Mão Santa e do Prefeito Mão Santa), seguido por Zé Hamilton 23,67% (Apoio do Deputado Federal Júlio César e do Deputado Estadual Georgiano Neto). Não sabe / não opina: 5,33%, Nulo ou branco: 1,0%, Nenhum destes / ninguém: 5,67%.

ANÁLISE DO JORNALISTA DE POLÍTICA PEDRO ALCÂNTARA


O Central Piauí convidou o jornalista de política Pedro Alcântara, com mais de 30 anos, na cobertura de eleições municipais, estaduais e federais, para comentar os dados da pesquisa eleitoral divulgada em Parnaíba.

Para Alcântara, os números do levantamento apontam que os nomes são competitivos. O jornalista chamou atenção para o crescimento do em relação ao nome do pré-candidato Francisco Emanuel, que é ex-secretário de Parnaíba, e nunca tinha disputado uma eleição.

“Em relação à pesquisa, ela é interessante porque colheu a opinião de 300 eleitores em um universo de 113 mil, sendo que em Parnaíba sempre tem uma abstenção de 17%, então devem votar 90 mil eleitores. Estão na disputa três pré-candidatos candidatos, o ex-prefeito Zé Hamilton, o deputado Dr. Hélio e o ex-secretário  Francisco Emanuel. Na espontânea, Zé Hamilton aparece com 10,33%, Mão Santa 10%, Dr. Hélio 6,67%, Francisco Emanuel com 5%, a Gracinha Mão Santa com 0,67%, Manuel 0,67%, candidato do Mão Santa com 2,33%. Esses dados apontam que se eu pegar a espontânea e fazer um comentário em torno disso, eu vou pegar e somar os números que apoiam o grupo do Mão Santa, sendo que juntando a base do atual prefeito aparece com 20%, o triplo de intenções de votos de Dr. Hélio que é ligado ao Governo do Estado e o dobro do ex-prefeito Zé Hamilton”, argumentou Pedro.

O jornalista também detalha os números da pesquisa estimulada com apoios. “Existe um empate técnico entre Dr. Hélio e Francisco Emanuel, quando coloca o apoio do Governo do Estado e Federal para Hélio e o apoio de Mão Santa para Emanuel. Esse Francisco Emanuel vai surpreender e pode chegar assustando o grupo do governador do Estado”, finalizou Alcântara.