À medida que o Partido dos Trabalhadores (PT) avança no Processo de Eleição Direta (PED) deste ano, dirigentes e militantes intensificam os debates sobre o futuro da legenda no Piauí. Para o dirigente estadual Maýkon Silva, o momento é mais do que uma disputa interna: trata-se de uma oportunidade de reafirmar o compromisso democrático e estruturar o partido para os próximos desafios.
“O PED é um dos momentos mais importantes para o fortalecimento interno e democrático do partido. É quando debatemos ideias, trajetórias e propostas que vão nos preparar para as eleições futuras”, afirmou Maýkon, que integra a direção estadual da sigla.
Inicialmente cotado para disputar a presidência do Diretório Municipal do PT em Teresina, Maýkon retirou sua pré-candidatura para fortalecer articulações dentro do grupo político ao qual pertence. “Coloquei meu nome à disposição, mas entendi que, naquele momento, recuar seria o melhor caminho para construirmos consensos maiores dentro do campo que atuo”, explicou.
Aliado do deputado estadual Fábio Novo, Maýkon avalia que o nome do parlamentar tem reunido apoio expressivo dentro da militância. “O nome do Fábio tem sido muito bem aceito em todas as regiões do estado. A cada encontro, sentimos um acolhimento positivo da base”, disse.
Fábio Novo tem percorrido o interior em encontros com filiados e lideranças. Neste final de semana, o deputado visita Oeiras, Paes Landim e São João do Piauí, sequência de uma agenda que já passou por cidades como São Raimundo Nonato, Parnaíba e Campo Maior.
Para Maýkon, a experiência prévia de Fábio na presidência estadual do PT o credencia para retornar ao cargo. “Ele é um dirigente partidário destacado, dedicado, já foi presidente do diretório estadual e atualmente é deputado estadual. Durante seu mandato anterior, foram implementadas ações estruturantes, como a reforma da sede do diretório estadual e a garantia de funcionamento das regionais, com uma estrutura mínima de apoio às bases”, destacou.
A confiança de Maýkon na vitória do grupo político ao qual pertence também foi reafirmada. “Estamos confiantes, dialogando com os filiados, com propostas claras e compromisso com o fortalecimento do PT para os desafios que virão, especialmente as eleições de 2026.”