O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, anunciou uma parceria com a Huawei, visando desenvolver e qualificar profissionais de tecnologia da informação. O objetivo é impulsionar a atividade produtiva dos inscritos no Cadastro Único.
Durante o anúncio, Wellington Dias ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que “o acordo com a Huawei abre caminho para mais desenvolvimento e oportunidades”, e destacou a relevância de alinhar as transformações digitais às econômicas.
Victor Lorran de Sousa Montenegro, gerente de Educação e Valor Social da Huawei Brasil, explicou que a parceria busca garantir a empregabilidade dos beneficiários de programas sociais, principalmente na área de instalação de antenas de telecomunicações, que enfrenta escassez de mão de obra.
Com abrangência nacional, a colaboração beneficiará pessoas com mais de 18 anos, ampliando o número de participantes além dos 40 jovens já formados em telecomunicações pela Huawei em Fortaleza. A iniciativa integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, que visa promover a autonomia socioeconômica e aumentar a renda das famílias do Cadastro Único.
Wellington Dias enfatizou que essa ação é parte dos esforços do governo federal para superar a exclusão social e promover a qualificação profissional, facilitando o acesso ao microcrédito e apoio para negócios sustentáveis.