Paulo Pimenta deixa SECOM após críticas do presidente Lula

O publicitário Sidônio Palmeira deverá assumir o cargo na próxima semana.

Nesta terça-feira (07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a saída do deputado Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) para a chegada de Sidônio Palmeira. O publicitário com ampla experiência em campanhas políticas, assumirá pela primeira vez um cargo público.

  
Paulo Pimenta deixa SECOM após críticas do presidente Lula 
 
 
 

Sidônio liderou a campanha de Lula à presidência em 2022. A equipe da secretaria já iniciou a transição, e Sidônio deve ser empossado na próxima semana, após as férias de Paulo Pimenta.

O ex-ministro Pimenta afirmou que a mudança representa a segunda fase da política de comunicação do governo. Ao anunciar sua demissão, Pimenta declarou que Lula busca alguém com “um perfil diferente” do seu para liderar a SECOM.

Nós já viemos há um tempo construindo dentro do governo uma necessidade de um processo de transição da política de comunicação do governo […] O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma 1ª fase do governo de plantação e, a partir de 2025, nós vamos ter o período da colheita e o presidente quer a frente da Secom uma pessoa com um perfil diferente do meu […] Para mim, é algo muito tranquilo poder hoje estar aqui na Secom e amanhã ou depois ter outra função. Eu sou deputado eleito já para o 6º mandato e assim por diante”, declarou.

A comunicação do governo Lula vem sendo alvo de críticas desde o início de seu terceiro mandato, inclusive do próprio presidente. Em dezembro de 2024, durante um seminário organizado pela Fundação Perseu Abramo, Lula fez críticas públicas à Secom. "Há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame que não está se comunicando bem", afirmou o presidente durante a ocasião.

Ainda não se sabe se Pimenta assumirá um novo posto na Esplanada ou voltará para Câmara dos Deputados.