O vereador Pedro Alcântara (Progressistas) saiu em defesa do presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira, após as críticas recentes feitas pelo deputado estadual Fábio Novo (PT). Em entrevista, o parlamentar afirmou que os ataques do petista fazem parte de uma “estratégia nacional” do PT para enfraquecer o ex-ministro no Piauí
Segundo Pedro, pesquisas internas do próprio PT apontam que Ciro lidera com folga a corrida pelo Senado em 2026, o que teria motivado a mobilização do partido para tentar minar sua imagem.
“O PT Nacional tem pesquisa que prova que o Ciro Nogueira ganha a eleição de senador no Piauí. A diferença é larga para o segundo colocado. O que está acontecendo é uma estratégia montada para derrotar o Ciro, como fizeram com Heráclito Fortes e com Mão Santa. A ordem vem do Palácio do Planalto”, declarou.
O vereador minimizou o papel de Fábio Novo nas críticas e o classificou como “peça acessória” dentro desse movimento.
“O Fábio Novo é café pequeno, é miúdo, não é nada nesse universo. Ele apenas está sendo usado. Ele reverbera o que o PT manda, inclusive com fake news, como essa história do PCC, que é mentira”, afirmou.
Alcântara ainda atribuiu parte das declarações de Fábio Novo a ressentimentos eleitorais. O deputado disputou a Prefeitura de Teresina em 2024 e foi derrotado no primeiro turno.
“Ele aproveita para descarregar a mágoa da derrota no ano passado, que ele atribui ao Ciro Nogueira. Ele não se conformou de ter sido derrotado pelo povo no primeiro turno”, completou.
Para o vereador, a determinação de enfraquecer Ciro Nogueira parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não apenas do diretório estadual do PT.
“A estratégia do PT é derrotar o Ciro Nogueira, por determinação do presidente Lula”, concluiu.