O vereador Pedro Alcântara (PP) concedeu entrevista ao Central Piauí nesta semana e comentou sobre as críticas da suplente Samantha Cavalca (PP) aos colegas de partido Ismael Silva e Aluísio Sampaio.
Pedro procurou minimizar o clima de tensão, mas admitiu que existem “rusgas” internas. “Nós somos do mesmo partido, eu, a Samantha, o Aluísio e o Ismael. A Samantha é uma grande amiga e vereadora, mas é o ponto de vista dela em relação aos dois”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda a trajetória de Ismael e Aluísio. “O Ismael é professor, está no segundo mandato e já mostrou competência no Legislativo e no Executivo. Ele fez uma revolução na educação de Teresina. O Aluísio está no quarto mandato, já foi secretário três vezes e conduz bem as obras da SDU”, disse.
Sobre o clima interno, Pedro enfatizou que não há atrito que prejudique o partido: “Eu me entendo muito bem com o Aluísio e com o Ismael. Há alguma coisa com a Samantha, mas é algo que se resolve dentro do partido.”
Samantha Cavalca, que ocupa temporariamente a cadeira de Ismael desde o primeiro semestre de 2025, criticou a atuação de ambos nas secretarias: “Dois meses longe das secretarias. Acho que deviam pedir para sair de vez e retornar à Câmara. Nenhum se deu bem como gestor”, afirmou.
Ismael x Samantha
O impasse envolveu a ocupação dos cargos do gabinete, tradicionalmente negociada entre titulares e suplentes. Nos bastidores, a reportagem apurou que, quando Ismael assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Semec), tentou manter o controle sobre parte das nomeações e da verba indenizatória. Samantha, porém, defendeu que os direitos pertenciam a quem ocupava a cadeira e conseguiu romper esse sistema histórico, assumindo a gestão dos cargos durante o período que ocupou a vaga de Ismael.
Ambos os vereadores devem retomar suas funções nas secretarias ainda neste mês.