Prefeito anuncia desfiliação do PT e chama decisão de Fábio Novo de “ato antidemocrático”

A decisão ocorre poucos dias após a executiva estadual da sigla suspender sua filiação por 60 dias.

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, anunciou oficialmente nesta segunda-feira (22) sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão ocorre poucos dias após a executiva estadual da sigla suspender sua filiação por 60 dias, após repercussão de um vídeo em que o gestor aparece declarando apoio ao senador Ciro Nogueira (PP), adversário político do PT no Piauí.

  

Prefeito Felipe Ribeiro (PT). 
   

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Felipe classificou a medida como arbitrária e antidemocrática, afirmando que não teve direito à defesa. “Fui pego de surpresa com esse ato. Já comuniquei aos nossos deputados que têm compromisso conosco, como o Flávio Nogueira e o Júnior Flávio Nogueira, e também ao governador Rafael Fonteles”, disse o prefeito.

Felipe Ribeiro reforçou que o apoio a Ciro Nogueira não se dá por alinhamento ideológico, mas sim por resultados administrativos. “O senador colocou seu mandato à disposição do nosso município. Já trouxemos investimentos para saúde, educação, turismo e infraestrutura. O mirante do Cajueiro-Rei, por exemplo, foi fruto de emenda dele”, justificou.

O prefeito também reafirmou apoio ao governador Rafael Fonteles, ao presidente Lula e aos parlamentares aliados que, segundo ele, contribuem com o desenvolvimento de Cajueiro da Praia. “O meu partido é o povo de Cajueiro da Praia. Fui eleito para representar a cidade, e não para virar as costas a quem quer ajudar”, finalizou.

A crise envolvendo Felipe e o PT teve início após a divulgação de um vídeo onde o gestor aparece ao lado de Ciro Nogueira declarando voto ao senador para 2026. A gravação levou o presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, a anunciar a suspensão por infidelidade partidária. Em entrevista à TV Cidade Verde, Fábio declarou que “quem apoia Ciro está traindo o partido” e prometeu punir outros filiados que adotarem a mesma postura.