O prefeito do município de Codó, Zé Francisco (PSDB), teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores da cidade, por maioria dos votos. A decisão ocorreu em uma sessão extraordinária, na última segunda-feira (9). O prefeito foi alvo de investigação da Comissão Processante por nepotismo e emissões no Portal da Transparência.
O político deve recorrer ao Tribunal de Justiça para tentar anular a decisão. O mandato dele chegaria ao fim no dia 31 deste mês.
A cassação se deu a partir de um novo recurso enviado pelos vereadores da Câmara ao desembargador Jamil Gedeon, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJM), a partir do qual o magistrado decidiu autorizar novamente a realização da sessão extraordinária.
Após a cassação, Antônio Luiz, presidente da Câmara, convocou uma nova sessão extraordinária para a posse do vice-prefeito Camilo Figueiredo. Ele assume a administração de Codó até o final do mandato atual.
O empresário Chiquinho Oliveira (PT), eleito prefeito no pleito de outubro deste ano, assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro.
O Portal Central Piauí entrou em contato com o prefeito cassado, mas não obteve resposta.