O PT almeja conquistar a vitória em duas capitais neste ano, o que representaria um avanço significativo em relação a 2020, quando o partido não obteve sucesso na eleição de prefeitos de capital. As cidades em destaque são Teresina e Fortaleza.
Nas duas capitais os candidatos serão do legislativo estadual, em Fortaleza, o candidato do PT será o deputado estadual Evandro Leitão, que tem o apoio do senador Cid Gomes, do PSB. Ele enfrentará dois oponentes de peso: o atual prefeito, José Sarto (PDT), que buscará a reeleição com o apoio de Ciro Gomes, politicamente distante do irmão e do PT; e o deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil, apoiado por Bolsonaro. O PT considera que, além do suporte de Cid Gomes, fatores como a influência do governador Elmano Freitas, também petista, e de Lula, serão favoráveis a Leitão.
Em Teresina, o candidato petista será o deputado estadual Fábio Novo. A estratégia se baseia na influência da máquina estadual, uma vez que o governador Rafael Fonteles é do PT, e no respaldo do ex-governador Wellington Dias (mesmo a oposição espalhando que Novo esconde Wellington Dias), além do alinhamento com o governo federal. O partido acredita que esses fatores serão determinantes para a vitória de Novo. Além das duas capitais mencionadas, o PT enxerga possibilidades em outras cidades, como Natal (RN), com Natália Bonavides, e Vitória (ES), com João Coser. Contudo, nas duas últimas, o partido reconhece que enfrentará desafios maiores do que em Fortaleza e Teresina.
Fonte: Metrópoles