Secretário de Educação de Monsenhor Gil planeja transformação no sistema educacional

O secretário afirma que os alunos precisam estar aptos a acompanhar as mudanças do mundo.

Em entrevista ao Central Piauí, o secretário de Educação de Monsenhor Gil, José Noronha, enfatizou a necessidade de transformar o sistema educacional do município para que os alunos estejam aptos a acompanhar o desenvolvimento do Brasil e do mundo.  

Secretário de Educação de Monsenhor Gil, José Noronha Foto: Lucas Sousa
 

Nós precisamos fazer essa transformação através de uma nucleação bem consistente, através do tempo integral para o aluno. Enfim, esse desafio que nós queremos implantar, mudar uma série de coisas, melhorar a questão do ensino infantil, do ensino fundamental, do 1º ao 5º, do 6º ao 9º para que esse aluno possa realmente enfrentar todos os desafios desse mundo moderno”, declarou.

O secretário também destacou o desejo de implantar escolas 100% em tempo integral no município, que atualmente possui cerca de dois mil alunos. O ensino será dividido em duas partes: a regular e a complementar.

Segundo Noronha, a parte regular será realizada em escolas estabelecidas pela Secretaria de Educação, enquanto a parte complementar ocorrerá no colégio de origem do aluno.

Ele ressaltou a necessidade de implantar um sistema de transporte eficiente para garantir que os alunos sejam transportados com segurança. Além disso, informou que conta com o apoio do governador Rafael Fonteles para melhorar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Monsenhor Gil.

O governador Rafael com certeza, nós apoiando ele lá, é um grande governador que possui ideias maravilhosas e com certeza ele vai nos ajudar a melhorar as notas IDEB de Monsenhor Gil, tanto na primeira parte como na segunda parte do IDEB, nos anos iniciais e nos anos finais”, finalizou.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e é um indicador de qualidade da educação, que varia de 0 a 10 pontos. Ele tem o objetivo de analisar o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

A nota do Ideb é calculada com base nos dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e nas médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).