Secretário nacional entrega 50 fuzis à PM do Piauí e destaca integração no combate ao crime

Secretário nacional de Segurança Pública destacou integração com os estados.

O secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Chico Lucas, realizou na manhã desta sexta-feira (20) a entrega de 50 fuzis à Polícia Militar do Piauí, durante solenidade no Quartel do Comando-Geral da corporação, em Teresina.

  

Solenidade de entrega de equipamentos e armamentos. 

 

Os armamentos, da marca Arad, serão utilizados em ações ostensivas, sobretudo no enfrentamento ao crime organizado. Ao formalizar a entrega, Chico Lucas destacou o papel da União no apoio aos estados.

“Nossa missão na Secretaria Nacional é cada vez mais integrar as políticas nacionais com os estados. Minha presença aqui vem reforçar isso. Vamos visitar os 27 estados da federação para organizar e sistematizar esse combate ao crime organizado”, afirmou.

Ele acrescentou que há um planejamento já validado junto ao Ministério da Justiça e ao Palácio do Planalto. “Vamos iniciar agora as execuções dos planos, principalmente a integração das forças no combate ao crime organizado, incluindo o fortalecimento das FICCOSs e também o combate ao feminicídio”, declarou.

O secretário estadual de Segurança, Antônio Luiz, ressaltou que, além dos fuzis, também foram entregues equipamentos tecnológicos para reforçar a atuação das forças de segurança.

  

Secretário de segurança do Piauí, Antônio Luiz. 

 

“Isso representa a importância da integração do Piauí com o Ministério da Justiça, por meio do secretário Chico Lucas, que veio entregar 50 fuzis e também equipamentos de tecnologia para ajudar os policiais a acessar, de maneira remota, sistemas de informação para atuar cada vez mais fortemente no combate ao crime”, disse.

Já o comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que os novos armamentos vão fortalecer o trabalho operacional da corporação.

  

Comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes Foto: Hanniel Libni

 

“É um trabalho integrado, diuturno e perene das forças de segurança, então esses equipamentos vão ajudar, vão contribuir para reforçar a Polícia Militar cada vez mais”, afirmou.

Avaliação à frente da Senasp

Ao comentar as primeiras semanas no comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas afirmou que duas propostas têm concentrado os esforços iniciais da gestão.

  

Secretário nacional de Segurança, Chico Lucas Foto: Hanniel Libni

 

“A coisa que mais tem consumido a atenção da gente são dois projetos, a PEC da Segurança e o PL Antifacção. Eles são fundamentais para a gente fazer esse trabalho e têm consumido por conta da proximidade da votação de ambos na Câmara dos Deputados”, disse.

Segundo ele, as matérias estão entre as prioridades do governo federal para este ano. “O governo já colocou a aprovação do PL Antifacção e a PEC da Segurança Pública como prioridades”, concluiu.