Sete deputados estaduais deixaram cargos no Governo do Piauí após exonerações publicadas na segunda-feira (1º). As decisões foram assinadas pelo governador Rafael Fonteles e devolvem os parlamentares às cadeiras da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A mudança ocorre porque os deputados precisam reassumir os mandatos para apresentar as emendas impositivas ao orçamento de 2026.
O prazo para envio das indicações termina na quarta-feira (3). As emendas impositivas são ajustes feitos pelos deputados na Lei Orçamentária Anual e exigem execução obrigatória por parte do governo, permitindo que parte dos recursos seja direcionada conforme decisão do Legislativo estadual.
Com o retorno dos titulares, os suplentes que ocupavam as vagas deixam temporariamente a Alepi. A expectativa é que eles voltem aos cargos quando os deputados forem novamente nomeados para funções no Executivo após o período de tramitação das emendas.
Foram exonerados:
Flávio Nogueira Júnior, Simone Pereira, Firmino Paulo, Janaínna Marques, Nerinho, Fábio Xavier e Carlos Augusto. Os suplentes que deixam a Casa são Elisângela Moura, Oliveira Neto, Warton Lacerda, Hélio Rodrigues, Marcus Kalume, Ziza Carvalho e Tiago Vasconcelos.