O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (26) que a renegociação de empréstimos com o Banco do Brasil resultará em economia de R$ 100 milhões para os cofres municipais. A medida não envolve novos contratos, mas a reestruturação de dívidas que somavam R$ 620 milhões.
Os financiamentos originais, no valor de R$ 500 milhões e R$ 120 milhões, foram feitos na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa. Segundo Mendes, as condições iniciais tinham juros elevados e dificultavam o pagamento. Com a renegociação, parte do valor já pago foi abatido e o contrato foi readequado.
O novo acordo prevê taxas de juros mais baixas e um período de carência de um ano, o que, segundo a prefeitura, dará maior equilíbrio às contas públicas. A gestão afirma que a medida vai reduzir significativamente os custos da dívida.
De acordo com o prefeito, a operação permitirá que o município tenha fôlego financeiro para manter investimentos. Sílvio Mendes destacou que a economia superior a R$ 100 milhões foi possível graças ao entendimento com o Banco do Brasil para reestruturar os contratos.