O presidente estadual do MDB, senador Marcelo Castro, afirmou nesta segunda-feira (25) que o vice-governador Themístocles Filho pode voltar a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2026. A possibilidade envolve o filho de Themístocles, o deputado estadual Felipe Sampaio, abrindo mão da candidatura.
Segundo Castro, a situação é considerada “natural” pelo partido. Ele explicou que a intenção é permitir que Themístocles Filho retorne ao parlamento estadual, mantendo o equilíbrio político dentro do MDB e do grupo do vice-governador.
O senador destacou que ainda não recebeu confirmação oficial sobre o assunto, mas que conversas preliminares indicam o caminho provável da cessão da vaga pelo filho. “Eu tomo como caminho natural o filho abrir a vaga de deputado estadual para o vice-governador”, afirmou Marcelo Castro.
Além disso, Castro mencionou que o governador Rafael Fonteles deve apresentar compensações ao vice-governador e ao seu grupo político, garantindo que ambos, partido e grupo de Themístocles, mantenham participação relevante na gestão estadual.