O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) deflagrou na manhã desta sexta-feira (21) a Operação 31, visando combater o tráfico de drogas em diversas zonas de Teresina. Até o momento, 15 pessoas foram presas, incluindo Valdeci Lima, conhecido como Brizola, um dos maiores traficantes da capital, e seu irmão, proprietário de uma loja de calçados e suspeito de extorsão.
Brizola foi preso em sua casa, localizada em um condomínio residencial na zona Leste. Ele é apontado como o principal líder de uma organização criminosa, com uma extensa ficha criminal, incluindo tráfico de drogas, tentativas de assassinato, e uma fuga de hospital. Segundo a Polícia Civil, Valdeci Lima também seria proprietário de diversos comércios utilizados para lavar dinheiro proveniente do crime.
O delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, explicou a ligação entre Brizola e seu irmão. "O empresário tem uma vinculação intensa com aquele que é considerado o líder maior de uma facção na região da Santa Maria da Codipi. Eles são irmãos e mantêm uma forte comunicação no que toca à extorsão, utilizando a agiotagem", destacou.
Durante a operação, foram apreendidas drogas, armas, carros de luxo e dinheiro. "Brizola possui um certo patrimônio e exerce liderança com um perfil criminoso diferenciado. Encontramos uma quantia considerável em dinheiro em sua posse, que ele alegou ser proveniente do arrendamento de um comércio, mas o valor era alto demais para ser mantido em uma residência", destacou o delegado Edvan Botelho.
As investigações, que começaram a partir de um caso de receptação, levaram à descoberta de delitos como roubo, homicídios, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, organização criminosa, e extorsão. "Uma investigação que começou com uma simples receptação apurou delitos como roubo e gerou informações sobre homicídios", explicou Samuel Silveira.
A operação prevê o cumprimento de 34 mandados de prisão. "Esta é a maior operação em pelo menos cinco anos em termos de volume de prisões no enfrentamento ao tráfico de drogas. As principais lideranças das duas maiores facções foram presas na manhã de hoje, na região da Santa Maria da Codipi", acrescentou o coordenador do Denarc.
A ação contou com o apoio da 5ª, 8ª e 24ª Delegacias de Polícia, Diretoria de Polícia do Interior, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegacia Especializada em Operações Policiais, Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo, Batalhão Especializado de Policiamento do Interior da Polícia Militar e Força Estadual Integrada de Segurança Pública.
Dê sua opinião: