Sexta, 05 de dezembro de 2025, 08:08
BANDEIRA VERMELHA

ANEEL mantém bandeira vermelha em outubro e energia terá custo adicional aos consumidores

Consumidores pagarão R$ 4,46 a mais a cada 100 kWh devido à baixa nos reservatórios.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 será mantida em outubro. O valor adicional será de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos, refletindo o custo maior da geração de energia neste período.

Segundo a ANEEL, o nível abaixo da média dos reservatórios e a menor quantidade de chuvas tornam a produção hidrelétrica menos eficiente. Com isso, é necessário acionar usinas termelétricas, que são mais caras, o que justifica o valor da bandeira vermelha para o próximo mês. Nos meses anteriores, o sistema operou na bandeira vermelha patamar 2.

  
Conta de energia. Reprodução/internet
 
 
 

A agência destaca que a energia solar, apesar de complementar o sistema, é intermitente e não garante abastecimento constante ao longo do dia. Por isso, as termelétricas são acionadas especialmente nos horários de maior consumo, garantindo estabilidade no fornecimento de energia elétrica.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos variáveis da produção de energia. A ANEEL reforça que o uso consciente de energia ajuda a reduzir a conta de luz, contribui para a preservação dos recursos naturais e fortalece a sustentabilidade do setor elétrico.

Leia Também

Dê sua opinião: