Quarta, 18 de junho de 2025, 21:36
CANETINHA

Anvisa autoriza uso do Mounjaro para tratamento da obesidade no Brasil

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (9), o uso do medicamento Mounjaro para o tratamento de obesidade e sobrepeso em adultos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Com aplicação injetável por meio de caneta, o Mounjaro, que tem como princípio ativo a tirzepatida, já havia sido autorizado em setembro de 2023 para o controle do diabetes tipo 2. Produzido pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly, o remédio passou a ser comercializado no país em maio de 2025, nas versões de 2,5 mg e 5 mg.

A nova autorização permite o uso do medicamento em casos de obesidade associados a, pelo menos, uma comorbida como hipertensão, dislipidemia ou apneia do sono. A publicação da Anvisa também detalha limites de dosagem e duração do tratamento.

A tirzepatida atua imitando hormônios que regulam a glicose e o apetite, contribuindo tanto para o controle da diabetes quanto para a perda de peso. A substância vem sendo considerada uma das alternativas mais promissoras no combate à obesidade, ao lado da semaglutida (Ozempic e Wegovy).

Leia Também

Dê sua opinião: