Sexta, 05 de dezembro de 2025, 08:09
CARTEIRA NACIONAL DO PROFESSOR

Carteira Nacional do Professor: veja como solicitar documento para garantir descontos

Documento será emitido pelo MEC a partir de 15 de outubro para docentes da rede pública e privada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (11) a lei que cria a Carteira Nacional do Professor. O documento, que será emitido pelo Ministério da Educação (MEC), garantirá meia-entrada em cinemas, teatros e shows, além de descontos de 15% em hotéis e a possibilidade de adesão a cartão de crédito sem anuidade, oferecido pela Caixa ou pelo Banco do Brasil. A emissão começa em 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor.

A nova identidade será destinada a profissionais da rede pública e privada em todo o país. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a medida reconhece oficialmente o papel dos docentes e facilita o acesso aos benefícios culturais, evitando que eles precisem apresentar contracheques ou outros documentos para comprovar a profissão.

  

Carteira Nacional do Professor. Reprodução/ Internet
   

Para solicitar a carteira, os professores deverão se cadastrar no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando CPF e senha da conta Gov.br. As informações serão verificadas nas bases do governo federal e no Censo Escolar, garantindo que apenas profissionais em atividade recebam o documento.

O MEC estima que mais de 2 milhões de professores terão acesso ao benefício. Estados, municípios e o Distrito Federal devem enviar periodicamente os dados necessários para manter a base atualizada e assegurar que o documento continue válido para todos os docentes ativos no país.

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