Sexta, 01 de agosto de 2025, 16:23
JORNALISMO EM LUTO

Claudio Tognoli morre aos 60 anos após complicações de transplante em SP

Tognolli foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O jornalismo brasileiro perdeu uma de suas figuras mais proeminentes com o falecimento de Claudio Tognolli aos 60 anos, em São Paulo, neste domingo (03). Ele lutava contra complicações decorrentes de um transplante cardíaco realizado em janeiro.


  
Claudio Tognoli Foto: Reprodução
 
 
 

Nascido e criado no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, Tognolli foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e deixou sua marca em diversos veículos renomados, incluindo Veja, Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde.

Além de sua carreira no jornalismo, Tognolli também teve incursões na música, com participação nos primórdios da banda RPM nos anos 80. Graduado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, ele se destacou por suas investigações jornalísticas, principalmente na esfera política, e recebeu reconhecimento por seu trabalho, incluindo prêmios como Esso, Jabuti e o Grande Prêmio Folha de Jornalismo.

Sua influência se estendeu para além do jornalismo, tendo uma carreira acadêmica notável como professor universitário e autor de diversos livros, nos quais expôs casos polêmicos e investigações profundas, como "Assassinato de Reputações" e "Traidores da pátria: as maracutaias dos Irmãos Batista na JBS".



Leia Também

Dê sua opinião: