Segunda, 15 de dezembro de 2025, 21:00
PIS/PASEP

Dezembro marca fim do prazo do PIS/Pasep; mais de 154 mil ainda não sacaram

Benefício de até um salário-mínimo está disponível para quem atende aos critérios.

Mais de 154 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, segundo dados do Ministério do Trabalho. O valor disponível ultrapassa R$ 161 milhões, e o prazo para retirada do benefício termina no fim de dezembro.

O abono salarial é pago todos os anos a trabalhadores da iniciativa privada e a servidores públicos que cumprem os requisitos do programa. Entre as regras estão ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base, recebido até dois salários-mínimos por mês, estar inscrito há pelo menos cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador.

  
Confira seu PIS Foto: reprodução
 
 
 

As informações sobre banco responsável pelo pagamento, datas e valores podem ser consultadas pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br. Em 2025, o calendário é unificado e segue o mês de nascimento do trabalhador. Após o encerramento do prazo, os recursos retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O saque pode ser feito na Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, e no Banco do Brasil, para o Pasep. A última liberação ocorreu em agosto, para nascidos em novembro e dezembro. Neste ano, o governo destinou mais de R$ 30 bilhões ao pagamento do abono, que atende cerca de 26,5 milhões de trabalhadores em todo o país.

Leia Também

Dê sua opinião: