Quarta, 28 de janeiro de 2026, 06:25
NOVO PISO

Novo piso do INSS entra em vigor com reajuste de 6,79% a partir de janeiro

Mais de 21 milhões de benefícios pagos pelo INSS recebem o novo valor mínimo.

O piso previdenciário, valor mínimo pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi reajustado em 6,79% e passou a ser de R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro. O novo valor vale para aposentadorias, pensões e auxílios do Regime Geral da Previdência Social que têm como base o salário mínimo.

Segundo dados oficiais, cerca de 21,9 milhões de benefícios recebem até um salário mínimo, o que representa 62,5% do total de 35,15 milhões de pagamentos feitos pelo INSS. O impacto estimado do reajuste em 2026 é de aproximadamente R$ 30,7 bilhões, considerando apenas os benefícios previdenciários.  

INSS Marcello Casal JrAgência Brasil
 
 
 

Os benefícios com valores acima do piso não são alterados neste momento. Esses pagamentos serão corrigidos de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025. O índice oficial será divulgado pelo IBGE no dia 9 de janeiro.

Os pagamentos com o novo valor começam no dia 26 de janeiro e seguem até 6 de fevereiro, conforme o número final do cartão do benefício. A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pela Central 135, mediante confirmação de dados do segurado.

Leia Também

Dê sua opinião: