O governo federal vai liberar neste mês um lote extra do abono salarial do PIS/Pasep. A partir do dia 15 de outubro, 1,6 milhão de trabalhadores com direito ao benefício referente ao ano-base de 2023 poderão sacar os valores, que somam cerca de R$ 1,5 bilhão, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resgate poderá ser feito até 29 de dezembro.
O lote adicional foi criado para incluir pessoas que tiveram seus dados enviados fora do prazo pelos empregadores, conforme as regras da resolução Codefat/MTE nº 1.013, de 2025. Do total de beneficiados, 697 mil estão vinculados ao PIS, pago pela Caixa Econômica Federal, e 942 mil ao Pasep, pago pelo Banco do Brasil.

O valor do abono é proporcional ao tempo de trabalho em 2023 e pode chegar a um salário mínimo, de R$ 1.518 neste ano. Têm direito ao benefício os trabalhadores que exerceram atividade formal por pelo menos 30 dias no ano-base, receberam até dois salários mínimos e estão inscritos no programa há, no mínimo, cinco anos.
A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, pelo portal Gov.br ou pelo telefone 158. O depósito é feito automaticamente em conta para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil. Quem não sacar até o fim de dezembro terá cinco anos para solicitar o valor antes que ele retorne aos cofres públicos.

Dê sua opinião: