O Banco Central anunciou nesta terça-feira (30) a criação de um novo recurso de segurança para transações via Pix. A partir desta quarta-feira (1º), usuários poderão acionar o chamado “botão de contestação” diretamente nos aplicativos dos bancos, em situações de fraude, golpe ou coerção.
Segundo a instituição, o objetivo é agilizar a contestação de transferências suspeitas e aumentar as chances de recuperação dos valores. A ferramenta permitirá que a denúncia seja feita de forma digital, sem necessidade de contato com atendentes, facilitando o bloqueio imediato na conta do suspeito.

O recurso, no entanto, não poderá ser usado em casos de erro de digitação, arrependimento ou desacordo comercial. Ele se aplica apenas a situações em que haja indícios de fraude ou atuação criminosa. O Banco Central reforça que transações com terceiros de boa-fé não serão afetadas.
De acordo com a regra, ao acionar o botão, o banco do suposto golpista terá que bloquear o valor disponível na conta. Em seguida, as instituições financeiras terão até sete dias para analisar o caso e, se confirmado o golpe, o ressarcimento deve ser feito à vítima em até onze dias.

Dê sua opinião: