Cheia do Rio Parnaíba deixa mais de 160 famílias ilhadas em Luzilândia - Cidades
Sábado, 25 de maio de 2024, 23:23
Cidades

Cheia do Rio Parnaíba deixa mais de 160 famílias ilhadas em Luzilândia

A Defesa Civil está em processo de cadastramento das famílias ilhadas e prevê concluir essa etapa até a próxima terça-feira (23).

As intensas chuvas que têm assolado o estado do Piauí resultaram na elevação do nível do Rio Parnaíba, principal curso d'água da região, ultrapassando a cota de inundação e deixando 161 famílias da zona rural do município de Luzilândia em situação de isolamento. A região afetada está localizada no Norte do estado.


  

Rio Parnaíba.
Foto: Reprodução

   


Carlos Alberto, representante da Defesa Civil, informou que os povoados atingidos pela cheia são Vereda dos Sales, Angelim, Muricizinho, Várzea Redonda e Suruegua, sendo que o acesso a essas comunidades está limitado a embarcações, como canoas. Confira a situação de cada localidade:

Vereda dos Sales: 35 famílias;

Angelim: 50 famílias;

Muricizinho: 40 famílias;

Várzea Redonda: 16 famílias;

Suruegua: 20 famílias.

A Defesa Civil está em processo de cadastramento das famílias ilhadas e prevê concluir essa etapa até a próxima terça-feira (23). Segundo Carlos Alberto, o cadastro é essencial para que as famílias recebam assistência, que inclui fornecimento de alimentos, grãos para plantio e material de higiene pessoal. Os dados serão encaminhados à Defesa Civil Estadual para as devidas providências.

Apesar da situação crítica na zona rural, na área urbana de Luzilândia não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas até o momento, conforme destacou o coordenador da Defesa Civil. Ele ressaltou que as equipes estão preparadas para lidar com possíveis ocorrências decorrentes das chuvas e permanecem em prontidão para prestar assistência à população local.


  

Nível do Rio Parnaíba em Luzilândia.
Foto: Reprodução

   


No momento, segundo o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, o nível do Rio Parnaíba é de 5,78 m, 8 cm acima da cota de inundação, que é de 5,70 m. A tendência é de redução nas próximas 12 horas, com nível previsto da ordem de 5,73 m, porém, continuando em situação de inundação.

A Defesa Civil de Luzilândia também divulgou o telefone 86 9 8165-3995 da Guarda Civil Municipal, que funciona 24 horas, para casos de emergência.

Leia Também

Dê sua opinião: