Quarta, 13 de agosto de 2025, 03:34

Crise na limpeza pública: atrasos salariais e greve nos serviços em Teresina

Funcionários da limpeza de Teresina paralisam atividades em protesto por salários atrasados.

Trabalhadores da limpeza e coleta de lixo em Teresina suspenderam suas atividades na manhã desta terça-feira (11), devido ao atraso de pelo menos um mês no pagamento de salários e benefícios.

  

trabalhadores reivindicam o pagamento dos salários

   


O movimento afeta serviços essenciais, e a dívida com as empresas terceirizadas já ultrapassa R$ 73 milhões. A Prefeitura local prometeu agilizar os pagamentos e acredita que a situação será regularizada ainda hoje. Caso os pagamentos sejam feitos, a paralisação pode ser suspensa.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento dos salários de dezembro e janeiro, além do depósito do FGTS e do pagamento de uma parcela do 13º salário. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP), Jhonatas Hanry, os trabalhadores estão cansados de promessas de pagamento que não são cumpridas.

A prefeitura de Teresina e a ETURB (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano) emitiram uma nota de esclarecimento informando que os pagamentos referentes ao mês de janeiro de 2025 estão em trâmite legal e devem ser pagos esta semana. No entanto, os pagamentos anteriores a janeiro estão sob análise para verificar a "efetiva prestação" do serviço.

Leia Também

Dê sua opinião: