O ex-secretário de Saúde do Piauí, José Fortes, e o ex-chefe do setor de transportes da Secretaria de Saúde (Sesapi), José Carlos Lima da Silva, foram formalmente denunciados pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). A denúncia envolve suspeitas de desvio de R$ 438.241,98 destinados à manutenção e abastecimento da frota da Sesapi.
Investigação e irregularidades apontadas
As investigações começaram em 2015, depois que a própria Secretaria de Saúde identificou irregularidades em notas fiscais e no uso dos cartões de abastecimento. Foi constatado que cartões eram usados para abastecer veículos que estavam parados ou sequer em funcionamento, além de trocas de óleo feitas em períodos muito curtos, o que não condiz com a realidade da frota.
Segundo depoimentos colhidos, somente os motoristas e José Carlos Lima tinham acesso aos cartões. Proprietários de postos confirmaram a venda de combustível com os cartões, mas disseram não ter conhecimento de que poderia haver fraude.
O MP acusa José Carlos Lima de não cumprir suas funções de fiscalização, enquanto José Fortes, como secretário, não teria tomado providências para evitar os prejuízos. A Justiça já aceitou a denúncia e o caso segue em andamento.
Dê sua opinião: