O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, juntamente com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Bopaer) e mais 17 brigadistas, estão agindo para combater um incêndio florestal de grandes proporções no município de Buriti dos Montes, Norte do Piauí. O fogo assola a região desde a última quarta-feira (23).
Até o momento, os bombeiros, com o apoio de brigadistas e o reforço da aeronave da PM, já conseguiram controlar parte do fogo. O esforço tem sido para que as chamas não se alastrem para as propriedades e comunidades rurais localizadas no entorno da mata seca.
Segundo o comandante de operações dos Bombeiros Militar do Piauí, coronel Egídio Leite, as fortes rajadas de vento na região têm dificultado o trabalho de equipes. A previsão é de que os focos sejam debelados completamente até o início da tarde deste sábado (26).
“Os fortes ventos tem sido nosso grande inimigo, porém as equipes da aeronave, dos bombeiros e os brigadistas não tem medido esforços para avançarem sobre as dezenas de focos no local, de forma conjunta e planejada, seguindo todas as normas de segurança e de combate a incêndios dessa natureza. Se for preciso, mandaremos mais reforço para o município e com isso, deveremos findar aquele fogo por completo o mais tardar até a tarde deste sábado”, afirmou o comandante.
Abafadores, bombas costais e a bolsa de água do helicóptero da PM têm sido utilizados para auxiliar no combate ao fogo. Os bombeiros afirmam que o esforço tem sido exitoso em controlar as chamas.
“Por ser área de mata fechada e de difícil acesso, as equipes dos bombeiros vêm tendo dificuldades para chegar por terra aos focos de incêndio, o que só é possível com o apoio da aeronave. Estamos monitorando a situação e recebendo boletins a cada duas horas para atualizar o andamento do combate e saber se estamos progredindo com as equipes que lá se encontram. No momento a determinação do nosso comandante, José Rêgo Arimatéia, é que as equipes só deixem o local quando todo o fogo for debelado”, destacou Edígio Leite.
PIAUÍ REGISTRA 106 FOCOS DE INCÊNDIO EM 24 HORAS
Um levantamento realizado entre a quinta-feira (24) e sexta-feira (25) apurou que o estado do Piauí registrou 106 focos de incêndio em 24 horas. Os dados põem o Piauí como o sexto estado que mais registrou focos de incêndio em menos de um dia. No país, foram mais de mil e duzentas queimadas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Dê sua opinião: