A 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Teresina condenou, nesta semana, Carmelita Siqueira de Castro a 24 anos de reclusão pelo homicídio qualificado de seu companheiro, Francisco das Chagas Silva, de 69 anos. O crime aconteceu em 12 de outubro de 2008, no Loteamento Recanto dos Pássaros, na Zona Sudeste da capital.

Detalhes do crime e julgamento
Segundo a denúncia do Ministério Público do Piauí, o crime foi motivado por uma discussão, quando Francisco se recusou a entregar dinheiro para que Carmelita comprasse um refrigerante. Após a negativa, Carmelita teria convidado o vizinho Valdir Rodrigues de Oliveira para matar o companheiro, convite aceito por Valdir por razões pessoais.

De acordo com o processo, Francisco foi morto com golpes de machado, um pedaço de madeira e duas mãos de pilão.
O Conselho de Sentença reconheceu a qualificadora do homicídio, levando em consideração o motivo, o recurso utilizado que dificultou a defesa da vítima, a idade da vítima (acima de 60 anos) e a relação doméstica entre acusado e vítima.
A pena inicial de 18 anos foi aumentada em um terço devido às agravantes, totalizando 24 anos de reclusão em regime fechado. O período de prisão preventiva cumprido por Carmelita entre 2008 e 2010 será descontado da pena.
Dê sua opinião: