PL que proibe utilização de animais em carroças em Teresina é aprovado pelos vereadores - Cidades
Sexta, 14 de junho de 2024, 18:03
Cidades

PL que proibe utilização de animais em carroças em Teresina é aprovado pelos vereadores

O projeto, proposto pela vereadora Thanandra Sarapatinhas, foi alvo de debates e divisões de opiniões ao longo dos anos.

Na terça-feira (04), a Câmara Municipal de Teresina votou e aprovou um projeto de lei que gradativamente proíbe a circulação de meio de transporte por tração animal na cidade. O projeto, proposto pela vereadora Thanandra Sarapatinhas, foi alvo de debates e divisões de opiniões ao longo dos anos.

  

Proíbido o uso de animais em carroças. Foto: reprodução

   

Em entrevista à imprensa, Thanandra falou que a aprovação é a realização de um sonho. “Eu estou muito feliz porque é um sonho meu desde criança e eu estou aqui para representar que não tem voz, que são os animais. Quero dizer que ninguém vai ficar desempregado, passar fome, é só pra acabar com o sofrimento dos animais. Não é justo, eu vejo todo dia os animais debilitados. Esses animais podem ir pra centros de ecoterapia, podem ser adotados”, explicou.

“A Prefeitura vai ter que qualificar essas pessoas, quem quiser ser carroceiro só não vai usar o animal, mas tem cavalo de lata, tem a moto com caçamba acoplada. Quem não tiver estudo para ter carteira de motorista, tem a opção de bicicleta com motor”, disse a vereadora.

A reação dos carroceiros foi emotiva, com protestos e lágrimas evidenciando a preocupação com o futuro de suas famílias. Tina Lima, presidente da Associação dos Carroceiros de Teresina, expressou a frustração da categoria, prometendo buscar o auxílio da Prefeitura e levantar a possibilidade de um veto ao projeto.

Leia Também

Dê sua opinião: