Nesta quarta-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data importante para promover a inclusão e o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse contexto, uma ação do Governo do Piauí tem se destacado como um passo importante para garantir os direitos das pessoas autistas: a emissão de mais de 3 mil Carteiras de Identificação do Autista (CIA), facilitada pelo programa Gov.pi Cidadão.

A emissão da Carteira do Autista no Piauí passou a ser acessível, graças à modernização dos serviços públicos por meio de plataformas digitais. Com o uso do aplicativo e site Gov.pi Cidadão, as famílias podem solicitar o documento de forma simples, sem precisar sair de casa ou enfrentar filas. A inovação no processo visa proporcionar maior comodidade e, ao mesmo tempo, garantir os direitos das pessoas autistas, que muitas vezes enfrentam dificuldades em ambientes lotados ou situações que exigem espera.
A Carteira de Identificação do Autista não é apenas um documento de identificação, mas também uma ferramenta para garantir acessos preferenciais em filas e em diversos serviços públicos e privados. Além disso, o cartão assegura que a pessoa autista tenha uma forma de comprovar sua condição de maneira rápida e segura, facilitando a interação com instituições e estabelecimentos.
Dê sua opinião: