O governador Rafael Fonteles e o presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, irão inaugurar, nesta segunda-feira (06), às 11h30, as novas instalações da sede da CFLP, localizada na Estação Ferroviária de Teresina.
O complexo é compartilhado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a CFLP e passou por reforma e restauração, com custo de cerca de R$ 12 milhões, provenientes de recursos federais. As obras começaram em outubro de 2023 e terminaram em agosto de 2024. Em novembro, a CFLP já estava funcionando no novo espaço, após melhorias no sistema de esgoto e climatização.
Ampliação do metrô:
Também será realizada a assinatura do contrato de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do financiamento do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), por meio do Ministério das Cidades, a fim de que sejam construídas três novas estações de passageiros e modernização das cinco já existentes.
Além disso, será solicitado a duplicação da via férrea do metrô, a construção de novo galpão de manutenção e de uma nova ponte sobre o rio Poti com extensão de 204m, construção de um viaduto ferroviário, sinalização automática das passagens de nível, modernização e conclusão dos sistemas de telecomunicações, alimentação elétrica, sinalização de vias e Centro de Controle Operacional.
Tarifa zero
O Metrô de Teresina terá uso gratuito a partir deste mês. “Tarifa zero a partir de janeiro. A medida foi aprovada na Lei Orçamentária pela Assembleia Legislativa. É o Governo do Estado investindo fortemente na mobilidade urbana da capital”, afirma o governador Rafael Fonteles.
Inauguração:
Inauguração da sede da CFLP na Estação Ferroviária de Teresina e assinatura de contrato de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal
Local: Complexo Estação Ferroviária de Teresina (Av. Miguel Rosa, 2876, Norte)
Data: 06/01 (Segunda-feira)
Horário: 11h30
Dê sua opinião: