Uma operação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e Segunda Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Parnaíba foi realizada em Esperantina nessa terça-feira (11), após denúncias sobre criação ilegal de animais silvestres.
O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, destacou a importância da fiscalização e da conscientização da população para proteger a fauna. Isso porque a retirada de animais silvestres de seu habitat natural afeta o equilíbrio ecológico e causa sofrimento às espécies.
14 passeriformes, três papagaios-verdadeiros, duas curicas-jandaias e um macaco-prego foram resgatados e serão encaminhados para avaliação veterinária e posterior reintrodução ao seu habitat natural. Essa medida é crucial para garantir a sobrevivência das espécies e manter o equilíbrio ecológico. Além disso, existem programas e ações específicas para o resgate e a conservação da fauna silvestre, como o Aplicativo para Gestão de Emergências de Fauna (AGF) do Ibama.
Para combater isso, o governo se compromete a reforçar a fiscalização e as ações educativas. A operação mencionada faz parte da Semana de Defesa da Fauna e Flora, reforçando o compromisso dos órgãos ambientais na proteção da biodiversidade.
Dê sua opinião: