O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, assinou, nesta quarta-feira (15), o decreto de convocação de 351 profissionais aprovados no concurso da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizado em 2024. Os convocados irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital para enfrentar a crise na saúde pública. Recentemente, o gestor reconheceu a situação de emergência na Saúde Pública de Teresina.
Durante uma coletiva de imprensa, o prefeito destacou a importância da eficiência no Sistema Único de Saúde (SUS). "O SUS não é gratuito; o SUS é pago previamente. A população já pagou, portanto, prestemos contas daquilo que é pago e é preciso prestar contas com um bom atendimento", afirmou Silvio Mendes.
Ele ainda reforçou que os candidatos aprovados devem se apresentar à Fundação Municipal de Saúde para assumir seus postos de trabalho imediatamente. "Esperamos que todos os usuários do sistema de saúde possam fazer suas consultas, seus exames", disse o prefeito.
O prefeito também mencionou o impacto financeiro da medida, afirmando que a troca de servidores temporários por efetivos não causará grandes alterações no orçamento da FMS, ainda segundo ele, os profissionais devem prestar um bom serviço. "Nem sempre a dor é do corpo, às vezes é da alma. Um saber ouvir, um saber cumprimentar, saber ir para a fila. Diretor que não vai para a fila e fica na sala não serve para ser diretor. Diretor tem que estar presente na enfermaria, resolvendo problemas, pegando nas mãos das pessoas. Toda direção de hospital será avaliada periodicamente", destacou.
Foram convocados 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões-dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal e 41 auxiliares de administração. Esses profissionais atuarão na rede de atenção básica para fortalecer o atendimento na capital.
O presidente da FMS, Charles Silveira, explicou que os profissionais convocados atenderão as UBS e informou que há previsão de novos chamamentos de outros aprovados no concurso.
Dê sua opinião: