Terça, 01 de abril de 2025, 09:49
SANEAMENTO

Sílvio Mendes torna público documento de reunião com Águas de Teresina

Empresa nega descumprir acordos.

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União), tornou público nesta sexta-feira (28) o documento da reunião ocorrida no último domingo (25) com representantes da empresa Águas de Teresina. O gestor também divulgou uma nota esclarecendo os acontecimentos (transcrição da nota na íntegra no fim desta matéria).

  

Sílvio Mendes. Foto: PMT

   

O QUE ACONTECEU

No último domingo (25), a Prefeitura Municipal e a Águas de Teresina assinaram um documento estabelecendo uma série de acordos relacionados ao sistema de saneamento e à cobrança da taxa de esgoto. Entre as determinações está a isenção do pagamento da taxa para famílias de baixa renda.

Uma nova reunião, marcada para terça-feira (27), no entanto, não contou com a presença da presidente-diretora da Águas de Teresina, Caroline Serafim, que alegou contratempos. Em entrevista à TV Cidade Verde, Caroline negou ter desrespeitado acordos firmados e afirmou que as negociações continuam abertas.

"Eu entendo que não, acho que todos os entes estão dialogando e abertos para uma melhor solução, para a gente trazer a melhor informação e a melhor decisão para a população de Teresina. Nosso compromisso aqui de garantir a saúde, a dignidade e a expansão do saneamento para a população está perfeito e preservado. Eu não consegui comparecer às 11 horas, mas, mesmo assim, comuniquei ao prefeito e seguimos com as negociações abertas", afirmou a gestora da empresa.

Segundo Caroline Serafim, o não cumprimento imediato das determinações da Prefeitura se deve ao fato de que o contrato com a subconcessionária ainda está em vigor.

"Existe um processo de governança dentro desse contrato. Então, o contrato de subconcessão com a Águas de Teresina é firmado com a Agespisa, que representa o governo. Existem várias partes envolvidas nesse contrato. A partir das solicitações e daquela notificação que recebemos no dia 18, com a questão da suspensão da obra e da ligação de esgoto em relação à tarifa de água e esgoto, isso gerou uma carta que foi enviada a todos os envolvidos no contrato. Vamos continuar dialogando para buscar o melhor para a cidade", explicou.

A gestora também afirmou que a revisão da tarifa exige cálculos detalhados para identificar o impacto nas metas e indicadores e garantiu que as obras de expansão do saneamento na cidade continuarão.

NOTA DO PREFEITO E TRANSCRIÇÃO DO DOCUMENTO

  

Documento de reunião entre Sílvio Mendes e Águas de Teresina. Reprodução

   

"Tendo cuidado com as palavras para sempre serem respeitadas e, sendo desmentido pela presidente da Águas de Teresina, Dra. Caroline Serafim, de que não teria acordo encaminhado, o prefeito Sílvio Mendes torna público, em documento manuscrito e também assinado por ela e, portanto, válido, os acertos feitos com a concessionária em 25 de fevereiro, durante reunião no gabinete do chefe do Palácio da Cidade.

No mesmo documento consta a reunião do dia 27 de fevereiro, na qual Caroline Serafim não compareceu para negociar a redução do valor cobrado pelo esgoto. Na ocasião, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, vereadores e membros do Ministério Público.

'Desmentiu [Caroline Serafim] os acordos firmados. A reunião de ontem era para ratificar o que tínhamos acordado sobre reduções e ela faltou. Portanto, vou esperar que ela se manifeste', destacou o prefeito."

Transcrevo abaixo os acordos firmados com a Águas de Teresina em 25 de fevereiro:

Tarifa social não pagará pela ligação de esgoto.
Demais usuários: se a ligação for feita até 90 dias após o aviso, haverá isenção da taxa.
De 90 dias a um ano, será cobrada uma taxa de 50% (R$ 954,00).
Reunião marcada para 27/02 para discutir a proposta de mudança na paridade entre as tarifas de água e esgoto.

CAD ÚNICO

166.341 famílias cadastradas
385.659 pessoas beneficiadas

Leia Também

Dê sua opinião: