Sexta, 05 de dezembro de 2025, 08:03
IMORTAL

APL elege Marcelino Barroso e Cecília Mendes como novos imortais

Professor Marcelino Barroso e artista plástica Cecília Mendes são os novos membros da Academia Piauiense de Letras.

A Academia Piauiense de Letras (APL) elegeu neste sábado (30) dois novos imortais. O professor Marcelino Leal Barroso de Carvalho foi escolhido para a Cadeira nº 13, enquanto a artista plástica Cecília Mendes ocupará a Cadeira nº 24. A eleição ocorreu das 8h às 11h, conduzida pela Comissão Eleitoral da APL.

Marcelino Barroso recebeu 26 votos, superando os poetas José Milton Moura Borges, que obteve 6 votos, e Adalto Ayres de Aguiar, que teve 1. Houve ainda um voto em branco. Para a Cadeira nº 24, Cecília Mendes foi eleita com 32 votos, contra 1 voto recebido pela escritora Safira Bringel Avitabile.  

Cecília Mendes e Marcelino Barroso sao os novos imortais da APL. Reprodução
   

A presidente da APL, Fides Angélica Ommati, afirmou que a escolha reafirma a vitalidade da instituição e destacou a contribuição dos novos membros para a cultura piauiense. “Eles trazem não apenas suas obras, mas suas trajetórias marcadas pelo compromisso com o saber, com a arte e com a cultura”, disse.

As cadeiras agora ocupadas por Marcelino Barroso e Cecília Mendes pertenciam a Pedro da Silva Ribeiro e Niède Guidon, respectivamente. Ribeiro foi professor, romancista e historiador, e faleceu aos 95 anos em junho. Niède, arqueóloga responsável pela criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, morreu aos 92 anos, também em junho, deixando um legado reconhecido internacionalmente.

Leia Também

Dê sua opinião: