Terça, 28 de janeiro de 2025, 00:15
VEJA AS PRECAUÇÕES

MC Loma relata susto com engasgo da filha; "maior desespero da minha vida"

"Melanie estava roxa, sem ar nenhum, virando o olho. Foi o maior desespero da minha vida. Depois disso, ela vomitou e ficou bem."

MC Loma, de 21 anos, passou por um grande susto no domingo (14) quando sua filha Melanie, de um ano, se engasgou com um pedaço de coxinha em uma padaria. A cantora compartilhou nas redes sociais: "Melanie estava roxa, sem ar nenhum, virando o olho. Foi o maior desespero da minha vida. Depois disso, ela vomitou e ficou bem." A manobra de desengasgo foi realizada por um homem que estava presente no local.

  
Mc Loma. Foto: Reprodução.
 
 
 

Loma explicou que Melanie já tinha comido coxinha antes, mas nunca havia acontecido algo parecido: "Acho que, quando ela comeu, ficou engasgado no começo da garganta. Foi um pesadelo. A euforia passou, mas estou angustiada. Nunca vivi isso na minha vida, foi a pior coisa do mundo."

O que Fazer em Caso de Engasgo

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e de Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o engasgo é responsável por 53% dos acidentes infantis no mundo e é uma das principais causas de morte pediátrica no Brasil. A manobra de Heimlich é indicada para pessoas maiores de um ano, consistindo em abraçar a pessoa por trás e fazer compressões com uma mão aberta sobre outra com o punho fechado na região entre o umbigo e o começo das costelas.

Para bebês, como Melanie, os especialistas recomendam apoiar a criança no antebraço ou coxa, com a cabeça voltada para baixo e o queixo apoiado. Em seguida, fazer um gancho para abrir a boca da criança e dar 5 batidas com a mão nas costas do bebê. Depois, virar o bebê para cima e usar os dois dedos para comprimir a região entre os mamilos. Caso o objeto ou pedaço de comida apareça, deve-se retirá-lo delicadamente da boca do bebê. É fundamental acionar socorro médico especializado, como o Corpo de Bombeiros, mesmo se a manobra de desobstrução já estiver sendo feita.

Leia Também

Dê sua opinião: